Um pouco de tradição contemporânea no seu espaço.

A HEME é uma marca portuguesa que dá corpo a um coletivo de criativos, designers e arquitetos, com interesse no design de mobiliário e composições artísticas.

Existimos para criar peças únicas e intemporais, funcionais e camaleónicas com uma estética sedutora e controversa, que marquem positivamente a vida dos nossos clientes.

Cada peça encerra em si uma experiência única de transformação, desde o material bruto aos projetos meticulosamente pensados que culminam em peças com detalhe e rigor de alta qualidade – tal só é possível aliando a experiência dos artesãos com a tecnologia mais avançada e o pensamento crítico do nosso coletivo.

A HEME acredita que a sustentabilidade é mais do que um conceito propaganda, a sustentabilidade é o nosso princípio de trabalho. Criar peças que respeitem o nosso mundo e que não comprometam de forma alguma as gerações futuras, é o nosso objetivo. É também por isso que as peças têm como uma das suas características principais a durabilidade.

Privilegiamos o uso de materiais nobres como madeiras maciças de origem controlada, adquiridas de forma responsável e proveniente de florestas bem geridas, pedras naturais de pedreiras ambiental e socialmente responsáveis. Para além do cuidado na escolha e proveniência das matérias-primas, os nossos métodos passam pelo tratamento responsável dos desperdícios. 

Na HEME todas as peças são produzidas na nossa fábrica em Maceira no distrito de Leiria, localizada no centro do País. Uma zona com a tradição de trabalhar a madeira, iniciada quer na construção naval quer na tanoaria – fabrico de vasilhames para armazenamento de vinho – ou na produção da colher de pau e palitos artesanais, sendo uma arte ancestral. Hoje em dia muitas peças de carpintaria e marcenaria embarcam nesta região para diversos pontos de Portugal e além fronteiras.

 

Moldar espaços, moldar objectos, moldar detalhes.

Peças criadas para pertencerem a espaços e a quem neles habita, passando a fazer parte da tradição de cada um dos utilizadores que delas usufruem, de geração em geração, pois a qualidade dos materiais utilizados – a madeira maciça e a pedra natural – perduram no tempo, assim como as peças tradicionais fabricadas nesta região, assim fazendo com que a tradição venha do passado rumo ao futuro.